Quando produzes conteúdos, queres que estes tenham o maior alcance possível, e aqui surge o conceito de marketing de conteúdo. Em que consiste?
O marketing de conteúdo é fundamental no inbound marketing(marketing indireto) e consiste em produzir conteúdos relevantes ou de impacto positivono público alvo, podendo ser conteúdos educacionais, entretenimento, tutoriais ou profissionais.
Surgem algumas dúvidas em torno aos temas a produzir no marketing de conteúdo, pois muitas pessoas acham que se deve produzir conteúdos a respeito da empresa, dos seus produtos, bens ou serviços, entre outros.
No entanto, no marketing de conteúdo, é importante escrever sobre os clientes e as suas dificuldadese, assim, produzir conteúdos fenomenais sobre um determinado assunto. Desta forma, com este processo, estás a criar conteúdo que, indiretamente, cria autoridade e atrai potenciais consumidores sem que faças marketing direto sobre o teu produto, bem ou serviço.
Esta forma de trabalhar é fundamental quer pelo tráfego orgânico que gera, mas, também, pela perceção que crias junto dos potenciais clientes graças aos conteúdos que produzes. Além disso, geras mais leads orgânicos, aumentas a notoriedade da tua empresa ou marca pois crias uma ligação com os potenciais compradores e é uma forma de baixo custo de adquirires clientes.
Apesar de a criação de anúncios permitirem que coloques os teus produtos, bem ou serviços na frente de várias pessoas a baixo custo, o marketing de conteúdo permite a criação de conteúdos relevantes que te ajudarão a criar uma relação com os clientes e a estabelecer notoriedade junto dos teus consumidores alvo.
Que tipos de conteúdos posso produzir?
É importante que tenhas em conta que o marketing de conteúdo exige bastante determinação e foco, pois deves planejar de forma assertiva e antecipada todos os conteúdos a fazer.
Deves ter em conta de que o marketing de conteúdo vai levar tempo, deves analisar o mercado antes de produzires os conteúdos para teres uma ideia dos potenciais clientes de que dispões, deves ser consistente nos conteúdos, contextualizar, e ter em conta que métricas e vendas são coisas distintas pois, no último caso, estamos a lidar com resultados concretos e com dinheiro.
São vários os tipos de conteúdos que podes produzir com base nesta forma de marketing, como por exemplo para redes sociais, blog de conteúdo, landing pages, e-mail marketing, e-books, vídeos, podcasts, infografias, aplicativos, comparativos, testes online, webinários, templates, ferramentas e kits.