Marketing digital: em que consiste e porque devo investir o meu negócio no meio online?

Muitas empresas querem projetar os seus negócios, promover os seus produtos, bens e serviços e encontrar e fidelizar novos clientes. Para que isso aconteça, devem investir além dos canais de comunicação tradicionais e apostar em novas ferramentas online, adotando estratégias de marketing digital para que se tornem mais facilmente conhecidos.

Pode definir-se como marketing digital o conjunto de estratégias que visam a promoção de produtos, bens ou serviços através dos meios digitais e outro tipo de aparelhos eletrónicos, nomeadamente computadores, smartphones, tablets, entre outros.

É um conceito que ganhou força com a criação e acesso à Internet, e passa por aplicar estratégias de marketing e comunicação de conceitos tradicionais no meio online e digital.

Mas como posso aplicar estas estratégias na minha empresa? Existem diferentes ferramentas que te permitirão delinear formas de afirmares a tua empresa no meio digital como, por exemplo, o uso de SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o conteúdo que tenhas produzido e queres publicar.

Por falar em conteúdo, deves também investir em conteúdo com o objetivo de dar a conhecer e vender algo relacionado com o teu negócio. Esse conteúdo pode ainda ajudar a que marques a tua posição não só no mercado, mas, também, no meio online. Esses conteúdos poderão ser publicados em vídeo, blog, site, entre outras plataformas.

Além disso, a aposta nas redes sociais é fundamental neste processo de desenvolvimento da tua empresa. Quem quer trabalhar e investir em marketing digital deve ter em conta que estas plataformas poderão impulsionar o seu empreendimento, quer seja um negócio dirigido a clientes ou em relações comerciais com outras empresas.

Contudo, deves selecionar qual (ou quais) a rede social que mais se adequa às tuas necessidades. Deves identificar o teu público-alvo e construir uma identidade. Depois, podes usar esses meios para criar relações com potenciais clientes. É prudente criar uma calendarização de conteúdos, e deves adaptar as tuas estratégias de comunicação às diferentes redes sociais. Não te esqueças de acompanhar a evolução das tuas páginas nessas plataformas digitais.

Podes ainda usar outras ferramentas como e-mail marketing, aplicações digitais de mensagens, anúncios (por exemplo o pay-per-click), análise de desempenho das estratégias e melhoria da percentagem de visitantes de um site que se tornarão em clientes, medição de resultados, entre outros.

É fundamental que elabores uma estratégia de marketing digital, definindo quais os meios em que queres estar, um plano de ação, estabelecimento de prazos e avaliação de resultados. Não te esqueças de definir quais os teus objetivos, fazer uma auditoria ao ecossistema da marca e do teu segmento, analisar a concorrência, definir públicos-alvo, definição de ações que queiras implementar e do prazo para a sua implementação.

Porque devo apostar no marketing digital?

Na atualidade, são várias as pessoas que utilizam a Internet no seu quotidiano e, por isso, são inúmeras as vantagens de aplicar a metodologia de marketing digital na melhoria do teu negócio, pois torna-se numa forma eficaz e barata de atingires o teu público-alvo.

Ao recorreres ao marketing digital, terás acesso a ferramentas que te permitirão fazer, de forma eficiente, análise de dados (de forma a adaptares as tuas estratégias), conhecer e conquistar clientes o que, consequentemente, permitirá que faças a segmentação de públicos de acordo com as suas características, comportamentos e gostos.

Com o marketing digital, é possível obter visibilidade da tua marca e produto, bem ou serviço, gerando assim valor e fidelização dos clientes 24 horas por dia. Importa ainda referir que existe um custo-benefício vantajoso, no sentido em que as campanhas online têm valores mais acessíveis que outros canais de comunicação.

error: Conteúdo Protegido