O que são nichos de mercado e como escolher um grupo específico de clientes?

No momento de lançar um negócio e de investir em marketing digital, importa definir um público-alvo que pretendas atingir. Muitas vezes, uma estratégia de sucesso passa por definir um nicho de mercado e investir tempo e recursos nesse grupo de potenciais clientes.

Pode-se definir como nicho de mercado os segmentos ou públicos com necessidades muito específicas, mas que não foram ainda exploradas. Apesar de terem um grande potencial, essas necessidades, muitas vezes, não foram ainda atendidas porque as ações são voltadas para mercados mais abrangentes. Difere dos segmentos de mercado no sentido em que o nicho é vocacionado para grupos de pessoas mais pequenos. Ou seja, um nicho está integrado dentro de um segmento.

No marketing digital é importante definir quais os nichos de mercado lucrativos, e a forma como colmatar as suas necessidades. É possível definir esses nichos com base em fatores como o preço, psicologia (gostos, valores, interesses), localização geográfica, demografia (género, idade, nível de escolaridade), comportamento e nível de qualidade do produto, bem ou serviço.

Podes sentir alguma dificuldade em definir os nichos de mercado que queiras atingir. Geralmente, um promotor de um determinado negócio poderá definir quais os grupos a que pretende chegar pensando nas áreas de que gosta e entende ou, então, independentemente das suas paixões.

Existem algumas estratégias que te poderão ajudar a escolher os teus nichos de mercado, nomeadamente através da análise dos volumes de buscas por determinadas palavras-chave e avaliação de concorrentes e do número de buscas pela área que escolheres. Algumas ferramentas que te poderão ajudar a definir esses nichos passam, por exemplo, por plataformas e ferramentas digitais como a Google, a KWFinder, Ahrefs, Monetizze, SEMrush, Buzzsumo, entre outros.

 Quais as vantagens de definir um nicho de mercado?

Uma empresa que tenha definido um público específico terá mais facilidade em sobressair e demonstrar o valor dos seus produtos. Além disso, é possível atingir um determinado número de pessoas interessadas no teu produto com um investimento menor. Importa referir que, quanto mais específicas forem as tuas campanhas, mais os consumidores se irão identificar.

Se tens um produto dirigido a um grupo mais restrito cujas necessidades não tinham sido ainda colmatadas, consequentemente, terás menor concorrência. Em mercados mais abrangentes, a probabilidade de te deparares com vários concorrentes (alguns de grandes grupos empresariais) é maior.

Uma outra vantagem passa por atingires um público mais qualificado para a tua oferta. As pessoas são cada vez mais exigentes, e terás acesso a clientes mais disponíveis e com maior adesão aos teus produtos, que poderão ter um atendimento e um produto, bem ou serviço personalizado.

Depois de definires qual o teu nicho de mercado, deves arranjar estratégias para promover o teu produto, bem ou serviço. Assim, é importante que vás analisando, ao longo do tempo, os teus possíveis concorrentes, que faças conteúdos criativos e originais, reinventes a forma de comunicação do que pretendes promover, sejas consistente no teu projeto e na tua comunicação e produzas conteúdos autênticos e personalizados, pensados especificamente no teu nicho.

error: Conteúdo Protegido