Quem trabalha na área do marketing digital ou quem quer projetar o seu empreendimento deve já ter ouvido falar na importância de apostar no SEO. Mas afinal, o que é isso?
SEO é a sigla do termo “Search Engine Optimization” ou, em português, “Otimização de Motores de Pesquisa”. Trata-se de um conjunto de estratégias, iniciativas e técnicas que visam otimizar os sites e as páginas para que estas sejam mais percetíveis pelos motores de busca, nomeadamente o Google.
As estratégias adotadas auxiliam esses motores de busca a compreender quer seja o conteúdo, como a sua relevância, e ajudam a determinar quais os conteúdos mais e menos importantes. Ao fazer esta análise, os conteúdos mais relevantes são colocados no topo das páginas de resultados das pesquisas.
Essa hierarquização nas pesquisas faz com que determinada plataforma digital receba mais tráfego a partir das várias pesquisas e, consequentemente, pode gerar mais clientes e leads. Importa ter em conta que trabalhar com SEO implica trabalhar com relevância, hierarquia, navegabilidade e usabilidade de conteúdos.
Deves ainda ter em conta que o uso de SEO é algo que implica tempo, dedicação e paciência, pois muito do trabalho realizado com estas estratégias apenas produzirão efeitos a médio e longo prazo.
Como posso começar?
Primeiro, é preciso compreender que queremos dar ao utilizador aquilo que ele quer. Podes ter uma plataforma digital funcional, mas se os conteúdos não corresponderem ao que o utilizador necessita, o teu site não será colocado no topo da página de pesquisa.
Deves definir o “porquê” de quereres utilizar o SEO. Quais as tuas prioridades? Conseguir um maior número de visitas? Ao definires os teus objetivos, conseguirás delinear uma estratégia mais eficiente.
Depois, é preciso arranjar um título atrativo, pois será um dos primeiros fatores que levará as pessoas a clicarem na tua página. O tamanho ideal de um título será o número total de caracteres e palavras para ser lido de forma adequada pelos mecanismos do SEO. Por outras palavras, na maioria, 65 caracteres será o máximo que se deverá ocupar com o título.
Abaixo, a descrição (“meta description”) poderá ter um máximo de 155 carateres. Essa descrição é extremamente importante pois resume aquilo que o utilizador vai ver na tua página.
A definição do “slug” é também vital neste processo. Corresponde à parte do URL ou link que identifica uma determinada página, e é a última parte que irá explicar o conteúdo. Depois, deves garantir que o teu site tem uma boa navegação, ou seja, funcional em todos os dispositivos, sem anúncios intrusivos e de fácil leitura.
Deves escolher as palavras-chave para o teu negócio que permitirão que a tua página apareça quando são pesquisados determinados temas. De seguida, deves otimizar os teus conteúdos, permitindo que, quando alguém pesquisar por ti, serás das primeiras pesquisas a surgir.
Além disso, é importante que otimizes as tuas imagens. Para quem pesquisa no Google, a secção das imagens torna-se uma ferramenta muito importante. Para o fazeres, basta preencher o título, o “alt” (texto alternativo que surge quando a imagem não é carregada ou para ajudar na leitura) e o nome do ficheiro.
Ainda com o Google, podes utilizar uma ferramenta chamada Google Search Console que visualiza as informações de como o teu site funciona na pesquisa orgânica naquele motor de busca. Finalmente, podes ir consultando o desempenho do teu site em diferentes plataformas, o que permite ajudar a monitorizar os teus rankings, reunir ideias e analisar o teu desempenho de forma a que possas fazer as melhorias e alterações necessárias.