Podes já ter ouvido o termo funil de venda, mas podes não ter compreendido o que é. Afinal, o que é um funil de venda, e para que serve?
Quando tens um produto, bem ou serviço, o teu objetivo é promover e aumentar o número de solicitações. O funil de vendas é essencial quando queres converter leads (visitantes de sites) em clientes para o teu negócio.
Um funil de vendas consiste numa estratégia de marketing digitalque tem como propósito transformar visitantes de sites em clientesde longo prazo no teu empreendimento, levando-os por um processo de vários passos que lhes permitam adquirir o conhecimento necessário para adquirir produtos, bens ou serviços do teu negócio.
Fala-se em funil porque começarás com um grande público de possíveis compradores, que será reduzido a um grupo menor de clientes, segmentado e de grande valor para o teu negócio. Assim, pode-se dividir esse funil em três grupos: o topo, com todo o público, o meio, com os potenciais clientes, e o fundo, com clientes existentes e novos consumidores.
Deves reter que tens diferentes tipos de funis de venda: o funil de oferta de conteúdo, de questionário, webinar, produto e de candidatura.
Estágios de um funil de vendas
Nem todos os produtos, bens ou serviços são vendidos da mesma forma utilizando um funil de vendas. Assim, deve-se definir uma sequência neste processo, que implica um tráfego, lead, produto de front-end, produto de meio do funil e produto de back-end. Todas estas fases têm um propósito específico.
No tráfego, o processo visa direcionar utilizadores das redes sociais, blogs e websites para dentro do funil de vendas. Nesta fase, deves otimizar os teus anúncios e conteúdos. No segundo passo, deves definir um funil de oferta de conteúdos, como forma de atrair os potenciais clientes.
O produto de front-end serve de entrada que tem como intuito servir de angariação de clientes. No terceiro passo, o teu primeiro produto, bem ou serviço pago do teu funil deverá ser de aquisição de clientes, ou seja, é o mais barato de todos e com menor risco associado para os teus consumidores. Depois de os teus potenciais clientes aceitarem a tua oferta de conteúdo gratuita, deverás enviá-los para uma página de venda onde apresentes uma oferta premium nivelada.
No produto de meio do funil, irás apresentar uma solução progressivamente mais valiosa e intensiva que auxiliará os clientes a resolver um problema mais profundo, preparando-os melhor para o teu produto, bem ou serviço de valor mais alto.
Finalmente, no último passo, o teu produto de fundo de funil será o produto, bem ou serviço que tens mais caro e valioso que os clientes podem adquirir e usar, de forma contínua, para resolver um problema que está sempre presente nas suas vidas.