Quando tens um produto, bem ou serviço, queres promovê-lo ao máximo. Para o fazeres, podes utilizar redes sociaiscomo, por exemplo, o Facebook.
Para criares um anúncio no Facebook, primeiro, tens de criar uma conta nesta plataforma. Depois, necessitas de te registar no Gestor de Negócios, bastando apenas aceder a business.facebook.com e preencher todas as informações que te forem pedidas.
Antes de criares o anúncio, é importante que definas os objetivos e segmentes o público, que imagens ou vídeo e que copys pretendes utilizar, de forma a criares um anúncio que seja eficiente e atinja os teus objetivos.
Quando fores criar o anúncio, é importante que este seja visual, em que apenas 20% seja ocupado por texto, com informação relevante e clara, opção “call to action” (CTA) ativa e que definas uma boa proposta de valor para os teus potenciais consumidores, de forma a que estes tenham uma ideia clara de que lhes apresentas uma solução e de que forma o teu negócio lhes poderá ser relevante.
Depois, deves definir três parâmetros que deverão ficar completos e corretos: a campanha, o conjunto de anúncios, em que podes criar mais que um conjunto de anúncios com a mesma finalidade, e os anúncios, em que podes também criar diferentes anúncios dentro do mesmo conjunto de anúncios.
Como crio o anúncio?
Para criares o teu anúncio, deves selecionar a opção “Criar”. Depois, entra na parte da campanha e, primeiro, deves escolher o nome da tua campanha e o objetivo do anúncio, sendo alguns deles a divulgação(gerar interesse no produto, bem ou serviço), consideração (gerar mais procura na marca) e conversão(gerar compras do produto, bem ou serviço).
Na divulgaçãodeverás tem em conta que pretendes divulgar a tua marca e conseguir alcançar o maior número de pessoas ao público segmentado.
Por sua vez, na consideração, queres gerar tráfego, ou seja, fazer com que as pessoas acedam ao link que definires (por exemplo, o teu site), interação, em que alcanças as pessoas que têm maior probabilidade de interagir com o anúncio, angariar mensagens de possíveis clientes, visualizações de vídeo e instalações de aplicações.
Finalmente, na conversão, pretendes incentivar as pessoas a fazer uma determinada ação no site (por exemplo, verem e adicionarem um produto, bem ou serviço), vendas de catálogo, em que mostras os teus produtos para gerar mais vendas, e promover o tráfego da loja através da localização. É nesta fase que vais escolher o montante para a tua campanha.
De seguida, chegas ao conjunto de anúncios e, aqui, terás de escolher o destino, o público a segmentar, os seus interesses, os locais de publicações, verificar o controlo dos gastos da campanha e o agendamento ou publicação imediata do anúncio. Dentro do anúncio, temos que definir a identidade, o formato, os conteúdos de multimédia, a configuração do anúncio, o modelo de mensagem e a monitorização. É importante que faças o acompanhamento da campanha através do Google Analytics.
Depois de todos os campos completos, deverás ativar ou publicar o anúncio. Finalmente, depois de ativares o anúncio, deves acompanhar o que se vai passando dentro deste. Aí, podes consultar a campanha, os conjuntos de anúncios e o anúncio e ver a estratégia de licitação que está a ser utilizada, bem como o orçamento gasto e o desempenho que está a ter durante e no final do anúncio, o que será útil em anúncios futuros ou para remarketing.
Se ficares com dúvidas ou necessitares de apoio tens disponíveis dois ebooks para aumentares os teus conhecimentos aqui: